Serviços

O que é um poço artesiano?

Poços artesianos, também conhecidos como poços tubulares profundos, são obras de engenharia fundamentadas por estudos geológicos com a finalidade de captar águas subterrâneas através da perfuração de grandes rochas que, quando cristalinas, concentram reservas em suas fendas ou, quando sedimentares, concentram reservas entre camadas. Os tipos de poços variam conforme a tecnologia empregada, os métodos de proteção ao meio ambiente e de segurança, e o sistema de operação.

Como funciona um poço artesiano?

Um poço artesiano convencional exige que a água seja bombeada para a superfície. Assim, após a perfuração do solo até o ponto onde um reservatório natural de água é encontrado, são instalados tubos lisos, filtros e bombas. A partir da saída de água montada na superfície do local, a distribuição ocorre por meio de tubos, como acontece com sistemas de água de rede pública.

Quais os tipos de poços artesianos existentes?

Os dois tipos de poços artesianos existentes são definidor pelo método de perfuração empregado. Eles podem ser perfurados em solos de rochas sedimentares, executados pelo sistema rotativo (um fluido estabilizador evita desmoronamento e erosão das paredes do poço) ou em solos de rochas duras (granitos, gnaisses, basaltos etc.), feitos pelo sistema rotopercussivo (o fluido é uma mistura de ar comprimido com água e detergente neutro), que dispensa tubulações de revestimento. Há ainda poços mistos, que agregam os dois métodos.

O que é um poço surgente?

Poço surgente é aquele em que a água jorra naturalmente, por diferença de pressão com a superfície.

Quanta água é gerada por um poço artesiano?

A quantidade de água gerada por um poço artesiano não pode ser calculada até a conclusão da obra. Contudo, os estudos geológicos bem realizados e o mapeamento baseado no conhecimento da equipe de perfuração sobre a região são fatores importantes para o sucesso do projeto.

Quanto custa um poço artesiano?

O custo de perfuração de um poço artesiano por variar de acordo com uma série da fatores, como o local de instalação, a região, sua profundidade, a tecnologia empregada, entre outros. Contudo, em médio e longo prazo este investimento passa a ser mais compensador do que a dependência do sistema de fornecimento público, além do ganho com a garantia de abastecimento e a confiabilidade do sistema.

É importante saber que o custo de um poço se baseia em uma composição feita por materiais que serão utilizados no poço (canos, cabos, bomba, etc) e a mão de obra de execução. Alguns valores que fazem parte do projeto têm características lineares, como o metro perfurado. Outros itens estão relacionados a unidades de material como tubos, bombas, mão de obra, etc. Além da profundidade perfurada, o preço do serviço é determinado pelo diâmetro do poço (medido em polegadas) e pelo seu material de revestimento - se PVC, ferro galvanizado ou aço inox.

Em quanto tempo obtenho o retorno do investimento em um poço artesiano?

Este cálculo depende da necessidade de recursos hídricos individual de cada cliente. Contudo, a Artesiana pode realizar uma estimativa a partir da coleta de algumas informações básicas. Entre em contato para que possamos ajudar você nesta determinação.

Posso ter um poço artesiano na minha residência, chácara ou sítio?

Sim, mas é sempre importante determinar se o seu consumo justifica os investimentos necessários.

O que é preciso para construir um poço artesiano?

Inicialmente, é necessário realizar uma avaliação hidrogeológica do local para determinar o potencial de sucesso da obra. A partir de então, um orçamento é elaborado e, com o aceite do cliente, é feita a solicitação de outorga prévia para regularizar a execução.

Qual é a exigência legal para a construção e operação de um poço artesiano?

Para um poço artesiano é necessário fazer uma solicitação de outorga prévia ao órgão estadual gestor de recursos hídricos (em São Paulo, este órgão é o DAEE). Assim que a vazão de água for identificada, será preciso obter outorga para uso.

Exija também que a empresa contratada e seu geólogo ou técnico responsável sejam credenciados pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e verifique se o serviço oferecido atende às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para projeto e construção de poços de água para abastecimento.

Que cuidados devo ter ao analisar um contrato de execução da obra de um poço artesiano?

Empresas séria incluem possíveis imprevistos e seus custos adicionais de execução em suas cláusulas do contrato. além de cláusulas contratuais de garantia do serviço para assistência técnica.

Depois de pronto, preciso continuar pagando a conta de água?

Depois de pronto, o poço artesiano vai fornecer os recursos hídricos necessário para seu uso. Contudo, o esgotamento da água usada precisa ser feito pela empresa de saneamento urbano da localidade. Este serviço é cobrado de acordo com as regras individuais de cada uma.

Existem restrições de instalação de um poço artesiano?

Quaisquer restrições para a perfuração e instalação de um poço artesiano poderão ser apontadas pelo geólogo ou técnico responsável pelo estudo hidrogeológico.

O que é cisterna?

Cisternas são opções populares para a captação de água da chuva. A água que escorre do telhado da casa é captada pelas calhas e cai na cisterna, onde é armazenada. Com capacidade para 16 mil litros de água, a cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.

O que são poços semi-artesianos?

Poços semi-artesianos são poços tubulares profundoss cuja pressão da água não é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando instalação de equipamento no interior do poço para efetuar o bombeamento.

De quanto em quanto tempo preciso fazer manutenções no meu poço artesiano?

O tempo de manutenção varia dependendo do tipo de água encontrada. Se ela for incrustante, poderá fechar os filtros, que ficarão cheios de sais minerais, reduzindo a vazão. No caso de águas corrosivas, quem usar revestimentos de ferro galvanizado terá que fazer manutenção constantemente. O melhor, nesse caso, é o PVC ou o aço inox.

Uma vez por ano é feita a desinfecção com água sanitária ou outro bactericida. Isso é necessário porque boa parte do tempo o nível da água fica exposto ao desenvolvimento de colônias de musgos e bactérias. Mas o processo é tão simples quanto limpar uma caixa d'água.






Poços Artesianos

Serviços

História

Artesiana Responde